Ter recordações somente das fotos do dia do casamento já não é mais suficiente para as noivas. A nova moda agora é o Trash The Dress. No começo o termo pode parecer assustador, mas muitas pessoas devem estar a se perguntar “como assim, destruir o vestido”?

O trash the dress nada mais é que uma sessão fotográfica em cenários exóticos, sem medo ou preocupação de estragar ou sujar o vestido da noiva, a proposta desse ensaio fotográfico é realmente ousar.

 

Como é feito o Trash The Dress?

Geralmente, o ensaio do trash the dress é realizado alguns dias após a cerimónia ou lua de mel. Na sessão tanto a noiva quanto o noivo participam das fotos, podendo deitar-se no chão, rolar na areia, entrar na água e muitas outras opções. O ensaio é um momento de descontração em que os noivos não devem estar cercados com toda aquela preocupação do casamento em que tudo deve sair perfeito, o ideal é que a foto seja espontânea e o mais natural possível.

trash the dress ainda possui a sua versão light, ou seja, para as mulheres que não gostam de estragar o vestido. Nesse caso o ensaio fotográfico é feito apenas em um lugar diferente, já é o suficiente para obter fotos incríveis para o novo álbum de recordações do casamento.


 

Nós Fotógrafos especializados nesse tipo de ensaio garantimos que é possível sim fazer o trash the dress com um vestido alugado, sem problemas. A única recomendação é conversar com o ateliê onde será alugado o vestido, falar sobre a sua intenção de fazer esse tipo de ensaio, e acertar também sobre o aluguel do vestido, se poderá se estender por mais alguns dias.

O ensaio trash the dress exige dos noivos um pouco mais de ousadia, na parte dos dois, pois tanto a noiva quanto o noivo participará do ensaio com a roupa suja do casamento. Quem topar fazer este ensaio ousado, terá que estar disposto a se soltar e se divertir diante das fotos.

 

Cenários para o Trash The Dress

A escolha do cenário também é um elemento importantíssimo para deixar as fotos ainda mais ousadas. As escolhas mais freqüentes incluem praias, cachoeiras, fazendas, grandes jardins, estações de comboios desativadas, entre vários outros cenários.

Outras locações que ficam bem fixe para estar a realizar esse tipo de ensaio fotográfico são os museus, parques, clubes de campo e pontos turísticos, o que vale é soltar a imaginação. Quanto mais exótico for o cenário, mas diferente e bonito ficará o resultado do ensaio trash the dress. Por exemplo, se ambas as partes gostarem de futebol, porque não realizar um ensaio fotográfico em um estádio? Fica ai a dica para os noivos.

Uma ótima sugestão de cenário é um local que tenha um significado especial para os noivos ou o lugar que eles se conheceram, onde ele fez o pedido de casamento, ou onde deram o primeiro beijo. Mas uma vez, vale à pena ressaltar que a imaginação é a melhor opção. Vá com o seu vestido de noiva em lugares que você jamais iria vestida dessa forma. A locação para o ensaio trash the dress deve incluir ambientes variados e inusitados. Uma praia com mata, por exemplo, uma fábrica abandonada ou até mesmo um lago por perto. O elemento água é muito importante, pois em geral, a maioria das fotos do trash the dress inclui o vestido molhado.

Existem ensaios em que o fotografo acompanha o casal até mesmo na lua de mel, pode ser uma idéia genial dependendo do destino da viagem do casal. O importante é que as fotos reflitam o estilo dos noivos. Contudo, apesar das fotos exóticas e dos locais inusitados, o trash the dress é um momento especial que permite recordações cheias de emoções para os noivos.

 

É o momento onde a noiva se arruma e pode viver a sensação se vestir novamente o vestido que marcou a data mais importante da sua vida e dividir com o seu marido os momentos mais divertidos dos ensaios que ficam registrados em lindas e diferentes fotografias.

image
Fotografia, Alan Oliveira

12 Dicas para um Ensaio Trash The Dress Perfeito

1. Dependendo do local escolhido, o vestido poderá voltar apenas sujo ou bastante danificado. Qualquer que seja a opção, não é uma boa ideia fazer isso com uma peça alugada.

2. Se não quiser estragar o modelo escolhido para o casamento, você poderá comprar um outro vestido para a sessão de fotos. Modelos mais leves e descomplicados são ideais para que você possa andar à vontade pelo espaço escolhido sem se cansar ou morrer de calor.

3. Também será necessário encomendar outro buquê para o dia do ensaio. Como as fotos costumam ser feitas sob o sol, evite as flores mais delicadas que podem escurecer ou murchar rapidamente.

4. Escolham um local no qual sintam-se realmente à vontade. Se optarem por uma quinta e estiverem inseguros com o que existe por lá, isso ficará visível nas fotos.

5. Usem filtro solar e, dependendo do local, prefiram o que já possui em sua fórmula o repelente de insetos. Testem o produto dias antes para saber se não provoca alergia.

6. Os cuidados com o corpo devem ser os mesmos do dia do casamento: depilação, unhas bem feitas, penteado e maquiagem leve. Se pretendem entrar no mar ou na cachoeira, peça à maquiadora para usar produtos à prova d’agua.

7. O noivo deve usar um desodorante antiperspirante para evitar que manchas de suor apareçam na camisa. Se possível, leve uma outra camisa igual para trocar caso haja algum problema.

8. Na reunião com o profissional responsável pelo trash de dress, especifiquem o tipo de fotografia que gostariam de ter. Fotos com um toque de sensualidade? Fotos em clima de romance? Fotos divertidas? Um pouco de cada? Além disso, como há bastante variação de luz durante o dia, os horários combinados com o fotógrafo devem ser respeitados para que o resultado desejado seja obtido.

9. Façam primeiro todas as fotos em locais secos e deixem por último as que serão feitas na água, sempre respeitando as orientações do profissional em relação à luz.

10. Lembrem-se de levar água para beber e algo para comer, caso a sessão demore mais do que o planejado.

11. Levem toalhas de banho, roupas e sapatos para trocar no final da sessão.

12. Divirtam-se! Quanto mais felizes, animados e apaixonados vocês estiverem, mais bonitas ficarão as fotos.

Evitem em uma sessão Trash The Dress

1. Fotografar sobre pedras escorregadias em praias e cachoeiras.

2. Arriscar-se em locais onde o mar esteja agitado.

3. Qualquer ideia “original” que possa colocar em risco a segurança de vocês.